terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A VERDADE SOBRE O FORNO A LENHA

No mundo contemporâneo, já não se pode mais aceitar certa forma de assar alimentos e, na verdade, dever-se-ia boicotar o pãozinho, a pizza e demais iguarias, preparadas em forno a lenha.

É fato corriqueiro, principalmente em pizzarias, deparar-se com a seguinte frase: “Temos Forno A Lenha!”, grafada de maneira generosa em frente aos estabelecimentos comerciais desta natureza.

Tal atitude demonstra claramente que essa casa comercial está preocupada apenas em atrair clientes, sem efetivamente nada contribuir para a preservação da natureza. 

Como respaldo ao que foi exposto, hoje, já existe, no mercado, uma alternativa energética para fornos ecologicamente corretos denominado  “Briquete”. Este é, simplesmente, o resultado do processo de secar e prensar a serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira. O produto apresenta um alto poder calorífico, tornando-o ideal para a utilização tanto das caldeiras industriais, fornos de padarias, lareiras, cerâmicas, pizzarias como de outros utensílios dessa ordem.

O Briquete pode ser considerado uma lenha ecológica e substitui, com muita eficiência, não só o óleo bpf das caldeiras industriais, mas também a energia elétrica e os gases, utilizados em qualquer tipo de aquecimento nas residências.

Toda e qualquer sobra de madeira e, até mesmo, o pó que antes era jogado ao relento, agora podem ser transformados em Briquete. Portanto, o que iria  tornar-se lixo, passaria a ser reaproveitado para a produção  energética.

Por isso, engajar-se à proposta, entrar nessa luta e dizer não ao forno a lenha, é uma maneira inteligente de estar forçando a pizzaria e a padaria da esquina a não estimular a retirada de lenha dos matos, prática danosa que gera a destruição do habitat de tantas espécies da fauna e da flora silvestres que hoje figuram na lista vermelha das espécies em extinção e que, certamente, os nossos filhos e netos jamais terão a oportunidade de um dia conhecer.


Contribuição:    Alexandre Soriano Caetano – Médico Veterinário

CI: 6029099287    Fone: 55-3025-6084

5 comentários:

Antonio Mauro Javimczik disse...

Boa medida para preservamos a natureza.

O difícil vai ser convencer o "nono" e a "nona" a não usarem mais seus fornos a lenha.

Abraços.

Anônimo disse...

Fiquei com várias dúvidas:
1- O que é utilizado para dar liga na serragem ou no pó de madeira, esse produto não é tóxico?
2- Não será necessário nenhuma adaptação nos fornos?
3- Tenho conhecimento de que é utilizado eucalipto e acácia como lenha o que gera uma ciclo produtivo grande na maioria das cidades por exemplo da grande Porto Alegre.
Abraço.

Luis Fernando Scholles disse...

não é para fazer propaganda, mas este link da uma ideia melhor sobre o briquete:
http://www.briquetesaocarlos.com.br/produtos_briquete.htm

Anônimo disse...

BRIQUETE

Ampliando a oferta de produtos oriundos da madeira, a Jvarela iniciou parceria com uma fábrica de briquetes de serragem de madeira, que consumindo resíduos de nossa serraria, produz o briquete ecológico que estamos embalando e distribuindo em São Paulo e região metropolitana.
O produto criado pelo IBAMA é composto apenas de pó de serragem de madeira, que depois de triturado e passado por um processo industrial de secagem, baixando sua umidade para perto de 8%, é compactado por extrusoras onde a periferia dos cubos de 80mm recebem calor de aproximados 400ºC, com a finalidadede impermeabilizá-lo, protegendo-o assim contra a entrada de umidade do ar que, em excesso, desintegra o produto.
Com ótima aceitação no mercado, o briquete ecológico vem substituindo o uso de lenha e carvão em lareiras e churrasqueiras, com os benefícios de produção pouca fumaça, produção de mais calor, sem os inconvenientes de produção de sujeiras e dos desagradáveis estouros provocados pela lenha e, com a principal vantagem de ser um produto ecologicamente correto.
Já são mais de 100 pontos de distribuição em várias regiões da grande São Paulo, quee agora com a adesão de alguns grandes grupos de empresas do ramo de supermercados, acreditamos, conseguiremos, em curto espaço de tempo, termos o produto à disposição da maioria dos consumidores.
O briquete já conhecido por várias empresas que o utilizam em grande escala para produção de energia, chega agora através de nossa empresa à população geral, alvo que buscamos de forma pioneira.

Anônimo disse...

Este link é muito bom sobre usina de briquetagem:

http://www.lippel.com.br/usina_briquetagem.pdf

 
diHITT - Notícias