terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A VERDADE SOBRE O FORNO A LENHA

No mundo contemporâneo, já não se pode mais aceitar certa forma de assar alimentos e, na verdade, dever-se-ia boicotar o pãozinho, a pizza e demais iguarias, preparadas em forno a lenha.

É fato corriqueiro, principalmente em pizzarias, deparar-se com a seguinte frase: “Temos Forno A Lenha!”, grafada de maneira generosa em frente aos estabelecimentos comerciais desta natureza.

Tal atitude demonstra claramente que essa casa comercial está preocupada apenas em atrair clientes, sem efetivamente nada contribuir para a preservação da natureza. 

Como respaldo ao que foi exposto, hoje, já existe, no mercado, uma alternativa energética para fornos ecologicamente corretos denominado  “Briquete”. Este é, simplesmente, o resultado do processo de secar e prensar a serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira. O produto apresenta um alto poder calorífico, tornando-o ideal para a utilização tanto das caldeiras industriais, fornos de padarias, lareiras, cerâmicas, pizzarias como de outros utensílios dessa ordem.

O Briquete pode ser considerado uma lenha ecológica e substitui, com muita eficiência, não só o óleo bpf das caldeiras industriais, mas também a energia elétrica e os gases, utilizados em qualquer tipo de aquecimento nas residências.

Toda e qualquer sobra de madeira e, até mesmo, o pó que antes era jogado ao relento, agora podem ser transformados em Briquete. Portanto, o que iria  tornar-se lixo, passaria a ser reaproveitado para a produção  energética.

Por isso, engajar-se à proposta, entrar nessa luta e dizer não ao forno a lenha, é uma maneira inteligente de estar forçando a pizzaria e a padaria da esquina a não estimular a retirada de lenha dos matos, prática danosa que gera a destruição do habitat de tantas espécies da fauna e da flora silvestres que hoje figuram na lista vermelha das espécies em extinção e que, certamente, os nossos filhos e netos jamais terão a oportunidade de um dia conhecer.


Contribuição:    Alexandre Soriano Caetano – Médico Veterinário

CI: 6029099287    Fone: 55-3025-6084

 
diHITT - Notícias